Bulgária à porta da área do euro
A Bulgária terá direito a uma opinião, uma voz e um voto.
A Bulgária aderirá à área do euro em 1 de janeiro de 2026. Será um marco histórico para o país e uma oportunidade importante para os cidadãos e as empresas da área do euro. A transição gerará maior estabilidade económica, operações mais regulares e uma integração mais forte na Europa. A adoção do euro ajudará a Bulgária a construir uma base mais sólida para o crescimento e a resiliência a longo prazo.
A mudança poderá levantar questões e preocupações. Contudo, o BCE e as autoridades nacionais estão a colaborar estreitamente no sentido de garantir uma transição regular para todos, através de um planeamento cuidadoso com forte incidência na estabilidade de preços.
Taxa de conversão
1,95583 levs = 1 euro
Troca de levs búlgaros por euros
Em bancos comerciais e estações de correios
É possível trocar notas e moedas de lev búlgaro por euros gratuitamente nos bancos comerciais e em algumas estações de correios na Bulgária até 30 de junho de 2026. Após essa data, os bancos comerciais e as estações de correios continuarão a oferecer este serviço, pelo menos, até 31 de dezembro de 2026, mas poderão cobrar uma taxa.
Para transações individuais superiores a 30 000 levs, é necessário notificar o banco comercial com, no mínimo, três dias úteis de antecedência. Nas estações de correios, o limite de troca diário é de 10 000 levs por pessoa. Todavia, no caso de transações individuais superiores a 1000 levs, é necessário informar a estação de correios com três a cinco dias úteis de antecedência.
No banco central nacional da Bulgária
É possível trocar notas e moedas de lev por euros no banco central nacional da Bulgária por um período ilimitado e gratuitamente. Este serviço está disponível na sede do banco central em Sófia e nas sucursais territoriais da Cash Service Company AD em Sófia, Plovdiv, Burgas, Varna e Pleven. Para mais informações, consulte o sítio do banco central nacional da Bulgária e as perguntas frequentes sobre a adesão à área do euro (disponíveis apenas em búlgaro).
Em outros bancos centrais nacionais da área do euro
De 1 de janeiro a 2 de março de 2026, outros bancos centrais nacionais (BCN) da área do euro procederão gratuitamente à troca de notas de lev à taxa de conversão fixa. O montante máximo aceite para troca é de 2000 levs por pessoa/operação, por dia.
Lista de BCN da área do euro Notas aceites para trocaPara mais pormenores, ver a Orientação BCE/2006/10, de 24 de julho de 2006, relativa ao câmbio de notas de banco após a fixação irrevogável das taxas de câmbio em relação com a introdução do euro.
- 8 de julho de 2025
-
Conselho da UE aprova a adesão da Bulgária à área do euro
- 8 de agosto de 2025
-
Os preços são apresentados em levs e em euros durante um ano
- 1 de novembro de 2025
-
Início do fornecimento e subfornecimento prévios de notas e moedas de euro aos bancos comerciais
- 1 de dezembro de 2025
-
Subfornecimento prévio de conjuntos iniciais de moedas de euro para as empresas e o público
- 1 de janeiro de 2026
-
Introdução do euro e entrada em circulação das notas e moedas de euro; durante um mês, tanto o lev como o euro podem ser utilizados para efetuar pagamentos
Conversão automática das contas bancárias em levs para euros
As notas e moedas de lev podem ser trocadas gratuitamente por euros nos bancos comerciais, em algumas estações de correios e no banco central nacional da Bulgária
- 1 de fevereiro de 2026
-
As notas e moedas de euro passam a ser as únicas com curso legal
- 30 de junho de 2026
-
Os bancos comerciais e as estações de correios podem começar a cobrar taxas pela troca de notas e moedas de lev
- 1 de janeiro de 2027
-
Os bancos comerciais e as estações de correios deixam de estar obrigados a trocar notas e moedas de lev
- Prazo ilimitado
-
As notas e moedas de lev podem ser trocadas indefinidamente, sem limites e de forma gratuita, no banco central nacional da Bulgária
Mais informação